sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Célia inaugura centro de atendimento a moradores em situação de rua




 
          Como parte da programação alusiva aos 89 anos de emancipação política de Arapiraca, na tarde desta terça-feira (29), a prefeita Célia Rocha (PTB), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) e o secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, entregaram à população o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro POP.
          O espaço está localizado na Rua Professor Domingos Correia, nas proximidades da universidade Unopar, e recebeu o nome da assistente social e pedagoga Shirley Canuto Alves, que dedicou sua vida ao atendimento a pessoas carentes.
          A solenidade também contou com a presença da coordenadora do Centro POP Telma Freire; vereador Fábio Rogério (PR); monsenhor Aldo Brandão; padre redentorista Eugênio Alexandre, secretários municipais e convidados.
          Na abertura da cerimônia de inauguração, o secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, exibiu um áudio com a entrevista de uma emissora de rádio local com o ex-serralheiro e morador de rua Márcio, que deixou a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para viver em outras cidades.
          Depois de ouvir o áudio, o monsenhor Aldo Brandão destacou a importância do Centro POP para atender as pessoas mais necessitadas.
Social
          “A prefeita Célia e equipe estão de parabéns, pela continuidade de um trabalho iniciado há vários anos pela Igreja, uma vez que o essencial é dar oportunidade às pessoas”, disse o monsenhor.
Em seguida, o religioso abençoou as instalações do prédio, que será destinado como referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS. 
           A unidade será um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.
           Em parceria com o governo federal, o Centro POP ofertará também o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme avaliação e planejamento do órgão gestor local, ampliando o desempenho da oferta do serviço especializado para pessoas com vulnerabilidade social.
           Na sequência da programação, alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) cantaram o hino de Arapiraca, sendo acompanhadas pelas autoridades e convidados.
 
          A jovem Amanda Ponciano cantou a música Céu Azul, da banda Charle Brow Jr.
 
          Por sua vez, a coordenadora do Centro POP, Telma Freire, agradeceu o apoio da prefeita Célia e equipe do secretário Daniel Rocha.
 
          Ela apresentou o grupo de trabalho, formado por assistentes sociais, psicólogas, orientadora social, terapeuta ocupacional, técnica de enfermagem, auxiliares e monitor.
 
         “É muito importante esse apoio, para que possamos ajudar as pessoas que vivem a exclusão e dar oportunidades de reinserção na vida em sociedade”, declarou.
 
          Ainda durante o evento, familiares da homenageada, a assistente social Shirley Canuto- falecida em 2007- participaram de homenagens com a prefeita Célia Rocha e secretário Daniel Rocha, que aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da gestão municipal em cuidar das pessoas.
 
 
          A prefeita Célia Rocha, a aniversariante do dia, recebeu novas homenagens e enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Assistência Social.
 
          “Desde a época de vereador que Daniel passou a enxergar com outros olhos essas questões sociais, defendendo as causas dos portadores de deficiência, dependentes químicos e dos menos favorecidos. É muito gratificante para uma gestora contar com uma equipe preocupada com essas questões sociais”, completou a prefeita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário