segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em conferência, Daniel expõe propostas para a Assistência Social


     
     Com a presença de várias autoridades, secretários municipais de Arapiraca, psicólogos, técnicos e coordenadores e assistentes sociais, foi realizada a VII Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira (6), visando a discussão e a proposição de mais políticas públicas para o setor.

     “Queremos atentar durante estes debates que a proteção social virou pauta referência na gestão da prefeita Célia Rocha [PTB], no sentido de humanizar cada vez mais essas relações do poder com o povo”, relata o secretário Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Daniel Rocha.

     Segundo ele, um dos meios eficazes para planejar ações sociais é o contato diário com a população arapiraquense, por meio de projetos e programas como o Pronatec, o Cadastro Único (CadÚnico), o Bolsa Família, o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e atendimentos nos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Casa de Passagem, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI) e Restaurante Popular.

     O secretário Daniel Rocha colocou que esta conferência serve também para uma maior ligação com o Conselho Municipal de Assistência Social, parabenizando o presidente Cícero Galdino.

     
    “Este evento é de fundamental importância na definição das políticas públicas e, sobretudo, para um diálogo constante com estudantes da área acadêmica, a fim de que eles possam nos ajudar também com trabalhos voltados para os problemas de Arapiraca”, comenta.

       De acordo com o secretário, o município é pioneiro no trabalho em 30h para técnicos em Assistência Social e mostra respeito e compromisso com estes profissionais e, para tanto, haverá concurso público da prefeitura para o setor, tendo o edital divulgado até o final de agosto. 

      Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), a secretária Municipal de Governo, Cícera Pinheiro, inferiu que "o encontro serviu para incrementar ações de desenvolvimento para cada cidadão e cidadã da nossa Arapiraca".




     Em seguida, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tocaram clássicos de Dominguinhos e Luiz Gonzaga na flauta doce. Aconteceu também a apresentação teatral de estudantes do Projovem Adolescente com o número “Comunidade X”, sob coordenação do diretor Paulo Cândido.

     Por sua vez, a palestrante Maria Lúcia Santos Moreira, assistente social e membro do Conselho Estadual de Assistência Social, fez explanação sobre o direito que todos os que necessitam tem de um plano municipal voltado para eles.

     “O Conselho Municipal é vinculado à Secretaria de Assistência Social e é dever dos dois uma gestão fiscal responsável, qualidade na aplicação de recursos, transparência e democratização da gestão pública. Para isso, é necessário planejamento, intenção de gastos junto ao orçamento e controle de execução de serviços, programas, projetos e benefícios”, pontua a especialista.

     Ela explicou que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um modelo de proteção social, descentralizado, participativo e compartilhado pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. 



     Nos três grupos de discussão delimitados, foram debatidos justamente a gestão e o financiamento do SUAS, bem como a Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Também foram discutidos “O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social”; a “Gestão de Trabalho”; a “Regionalização”; a “Gestão dos Benefícios”; e a “Gestão dos Serviços, Programas e Projetos”.

     “O que traçamos aqui hoje irá para a Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorre na capital entre os dias 16 a 18 de outubro. Nós queremos um olhar maior para a Assistência e isto a prefeita Célia Rocha já nos garantiu ao afirmar que vai buscar recursos federais para a implantação de nossos projetos. Nosso desejo é que 5% do dinheiro do município seja voltado para esta parcela arapiraquense que mais precisa”, conclui Daniel Rocha. 

     Foi transmitido ainda um registro audiovisual mostrando as ações do 1º semestre da gestão da Semas e distribuído o segundo informativo da pasta deste ano.

O Video você encontra em www.youtube.com/watch?v=iWZ5Rh1x7R4



Nenhum comentário:

Postar um comentário