sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sopa de Letrinhas

Para o esclarecimento de todos, o Sopa de Letrinhas está trazendo hoje a sigla  "SUAS"




           O Sistema Único de Assistência Social é um sistema articulador e provedor de ações de proteção social básica e especial junto ao Estado e municípios. O SUAS é constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público; ou prestados por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos.

 

 
Objetivo

           O SUAS objetiva regular a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades da prestação de serviços, benefícios e ações de assistência social, de caráter permanente ou eventual, executado por pessoas jurídicas de direito público, em articulação com iniciativas da sociedade civil. O sistema une o financiamento, o gerenciamento e a execução dos serviços sócio-assistenciais, com o objetivo de garantir a ampliação da qualidade e o acesso da população.

 
Como funciona

           O SUAS integra a Assistência Social à Seguridade Social, juntamente com Saúde e Previdência Social. O sistema promove a descentralização na gestão, no monitoramento e no financiamento dos serviços; e dá mais autonomia aos municípios na aplicação dos recursos federais, organizando-os em três níveis de gestão - Inicial, Básica e Plena - de acordo com a sua capacidade de executar as ações. Os municípios são catalogados de acordo com a população: Pequeno Porte 1 (até 20 mil habitantes) , Pequeno Porte 2 (de 21 mil a 50 mil habitantes), Médio Porte (de 51 mil a 100 mil habitantes); Grande Porte (de 101 mil a 901 mil habitantes) e Metrópoles (acima de 901 mil habitantes).

           O atendimento à população é feito por meio de ações inseridas em duas modalidades:

            Proteção Social Básica e Proteção Social Especia.

Fonte: http://www2.sedsdh.pe.gov.br/web/sedsdh/suas/suas
twitter:    https://twitter.com/semas_arapiraca

Nenhum comentário:

Postar um comentário