segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeitura realiza sorteio de casas e beneficia 497 famílias

Quadra O. A mesma letra que inicia a palavra oportunidade. “Foi isto o que nos deu a prefeita Célia Rocha com o sorteio de nossas casas hoje”, diz a dona de casa Vilma Maria da Rocha, de 30 anos.

Em evento ocorrido nas manhã e tarde desta quinta-feira (18), no Ginásio Municipal João Paulo II, ela participou do sorteio das casas do Residencial Agreste, que beneficia 497 famílias arapiraquenses.

Morando na casa da sogra há 14 anos, no bairro Brasília, Vilma Maria da Rocha tem um filho de 9 anos de idade e vai poder dar assistência 24 horas a ele, que é estudante assíduo, e a seu novo lar.

“O sentimento é único, é de muita felicidade, paz e sossego. Pois agora eu vou morar num cantinho que é só meu. Antes, eu residia de favor na casa da mãe do meu marido, onde havia oito pessoas, além de nós. Vou poder cuidar do meu filho e agradeço muito a Deus, primeiramente, e à prefeita Célia Rocha”, diz ela. 

Para o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, o momento é de muito orgulho para os que fazem esta gestão. “Mais uma vez, representando nossa prefeita Célia, estamos aqui fazendo o nosso papel de levar uma melhor condição de vida a essas famílias mais carentes, dando esta logística toda para que elas morem em local adequando e possam viver felizes. É um sentimento que palavra alguma pode expressar este de ver pessoas que antes moravam na casa de parentes ou com um aluguel altíssimo e, hoje, vão morar em suas residências pagando uma taxa ínfima, que varia entre R$ 25 e R$ 80 por mês. E isso se reflete lá na frente – no estudo do filho, no emprego do pai, na segurança do lar”, pontua ele.

Foram sorteadas as residências das quadras A até a O - já no próximo dia 27, serão entregues os imóveis. Por sua vez, o restante será efetuado no dia 9 de outubro próximo, junto às casas de pessoas com necessidades especiais, que serão adaptadas quanto à sua estrutura desde largura da porta ao banheiro acessível. Ao todo, serão 999 imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com contrapartida da Prefeitura de Arapiraca. O sorteio foi feito pelo assistente técnico da Caixa Econômica Federal (CEF), Luciano Loureiro.

“A Administração Pública Municipal tem tido um grande cuidado com estas pessoas com mobilidade reduzida. Nestes últimos anos, foram mais de 5 mil residências entregues e, por lei, 10% delas devem vir adaptadas para pessoas com necessidades especiais. E, diante da grandeza dos fatos, é muito gratificante poder participar desta entrega das casas e ver o sorriso nos lábios do cidadão arapiraquense, que vai poder enfim viver com dignidade com suas famílias”, diz o secretário Municipal de Assistência Social (Semas), Daniel Rocha, acompanhado da subsecretária da pasta, Anadja Gomes.

Compartilhando desta felicidade estão as duas irmãs Ariedna Pereira da Silva, 40, Aricledja Pereira da Silva, 31, que serão vizinhas na quadra C do Residencial Agreste, localizado na Fazenda Velha, proximidades da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca.

“A gente foi lá na prefeitura e falou com o Daniel e ele, amparando nossas perguntas, afirmou que logo estas casas iriam ser sorteadas e aqui estamos, felizes e completas”, comenta Ariedna, que é mecânica. 

“Moramos em casas alugadas e agora vamos pagar apenas uma taxa pequena tendo o sonho da casa própria. Isto é maravilhoso”, coloca a cabeleireira Aricledja Pereira da Silva.

Segundo a prefeita Célia Rocha, a idealização das construções das residências partiu do ex-prefeito Luciano Barbosa e foi continuada pela atual gestão. Nos próximos meses, acontecerá o sorteio de outras 999 casas, sendo estas em um conjunto que está sendo finalizado no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas.

Prefeita anuncia sorteio de 500 novas casas para população

A qualidade de vida dos arapiraquenses sempre estará em primeiro lugar. Com essa afirmação, a prefeita Célia Rocha (PTB) anunciou o sorteio de 500 unidades habitacionais do Residencial Agreste, localizado na Fazenda Velha (próximo ao campus da UFAL).
A Caixa Econômica Federal vai realizar o sorteio da localização dos blocos e lotes das primeiras quinhentas unidades habitacionais do conjunto Agreste, na próxima quinta-feira (18), no ginásio poliesportivo João Paulo II, no Parque Municipal Ceci Cunha, no Centro, a partir das 8h. O restante dos lotes será sorteado em breve.
O cadastro das famílias que atendiam aos critérios nacionais e municipais para a inclusão no Programa Minha Casa, Minha Vida foi realizado até o ano passado. A triagem das famílias foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela entrega das casas, e pelo encaminhamento dos dados para a Caixa Econômica Federal que analisa quais as famílias puderam adquirir a casa própria.
De acordo com a prefeita, a realização do sonho da casa própria para milhares de arapiraquenses é também uma conquista da administração municipal. Ela explicou que a idealização das construções das residências partiu do ex-prefeito Luciano Barbosa, e foi continuada pela atual gestão.
“Quando assumimos a prefeitura, haviam os projetos aprovados para três residenciais de 999 casas (cada). Já entregamos as do Conjunto Nossa Senhora Aparecida e agora esse primeiro lote do Residencial Agreste. É um sonho para esse povo e uma felicidade imensa da nossa administração em poder contribuir com a melhoria da vida dos arapiraquenses”, afirmou Célia.

A prefeita também já anunciou que nos próximos meses acontecerão o sorteio de outras 999 casas, sendo essas em um conjunto que está sendo finalizado no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas.

Dia do Psicólogo: profissionais discutem patologias atuais

O psicólogo é aquele que tem o dom de lidar com o outro e tentar entender quem ainda não se compreende como pessoa. E mais importante: ajudar. Para isso, os profissionais devem estar sempre se atualizando quanto aos distúrbios e aos novos desafios diários que chegam até suas salas de consulta ou mesmo in loco.

Deste modo, foi realizado um encontro na manhã desta quarta-feira (23), em que se comemora do Dia do Psicólogo, com estudantes do curso e profissionais da área, alguns deles servidores da Prefeitura de Arapiraca, vinculados a Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na mesa de abertura da programação, que ocorreu toda ela no auditório da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), bairro de Santa Edwiges, estavam a subsecretária Municipal de Assistência Social (Semas), Anadja Gomes, o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, Félix Vilanova, a coordenadora de Psicologia e Saúde Mental da Prefeitura, Cledja Almeida, o vereador e psicólogo Fábio Rogério Chaves e sua esposa, a também psicóloga Valéria Montani.
“Parabenizo a todos aqui presentes por seu trabalho cotidiano, feito com amor e afinco em prol do outro, e por mudar para melhor a consciência dos nossos cidadãos”, diz a subsecretária da Semas, Anadja Gomes.

Segundo o presidente do conselho, Félix Vilanova, em breve, uma seccional estará instalada no bairro do Centro, na Avenida Rio Branco.

Foram levados para o público, durante o evento, os panéis temáticos “Obsessões e Compulsões da Vida Cotidiana”, com os psicólogos Jacinta Pereira e Gerson Alves – discutindo as patologias atuais relacionadas à ansiedade –, e “Suicídio: Uma Epidemia Silenciosa”, com a psicóloga Wilzacler Rosa.

Havia ainda montado no evento um estande da livraria, consultoria e clínica Fatorial, de Maceió, com publicações sobre comportamento e pedagogia.

Em menos de um ano, Centro Pop alcança mais de 150 usuários

A pretensão de cada gestor municipal é poder acolher a sua população e, com isso, garantir qualidade de vida, saúde e oportunidade profissional a cada um deles.
Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca, sob orientação da prefeita Célia Rocha (PTB), criou em outubro de 2013, o Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop, localizado na rua Domingos Correia, no Centro, que desde a sua fundação, já realizou o atendimento de mais de 150 usuários de todo o município.
De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social (Semas), Daniel Rocha, o espaço é destinado aos jovens, adultos, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, utilizando ruas como moradias e sobrevivência.
Ainda segundo ele, são oferecidos atendimentos psicossociais individuais e grupais, atividades socioeducativas, encaminhamentos para programas sociais, acesso a documentação civil, higiene pessoal, alimentação e oficinas terapêuticas.
Resultados
Usuário do Centro Pop desde a sua fundação, Erivânio da Silva Moura, 37 anos, diz ter conseguido resultados surpreendentes em sua vida, através de oportunidades dadas para o seu amadurecimento e crescimento como homem.
“Venho ultrapassando barreiras e, a cada uma delas, tenho amadurecido muito. Hoje, sou um dos facilitadores da Comunidade Terapêutica Nova Vida, a qual exponho a minha experiência de vida aos que lá frequentam. Tenho muito a agradecer a todos que me acolheram”, afirmou Erivânio da Silva Moura, que atualmente está fazendo o curso de Conselheiro Terapêutico.
Um outro caso que chama a atenção dos colaboradores do Centro Pop é o do sergipano Alberto Mario da Silva, 36 anos, hoje cozinheiro de um renomado restaurante de Arapiraca, que afirma ter passado por dificuldades antes de conhecer sobre a instituição social, e que se não fosse pelas orientações da equipe, não estaria onde está hoje.
“Fui à Prefeitura atrás de um auxílio para poder voltar à minha cidade em Sergipe, porém, tive a oportunidade de conhecer o Centro Pop e os profissionais que lá atuam. Pode acreditar que fui recompensado pela escolha de poder ficar em Arapiraca e receber o acolhimento de lá. Hoje eu devo a todos e acho que esses serviços deveriam ser realidade em outras cidades do Brasil”, apontou o cozinheiro, que há três meses tem trabalhado no restaurante Divino's.
Campanha Um Olhar Diferente
Durante a manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na Praça Marques da Silva, no Centro, ações de orientação e conscientização sobre o Centro Pop.
Na oportunidade, a população pôde conhecer sobre as atividades exercidas na instituição e exemplos de usuários que tem refeito a vida graças às atividades que lá são desenvolvidas.
Durante o almoço realizado no Restaurante Popular Jerimum, localizado na Praça Manoel André, no Centro, o secretário da Semas, Daniel Rocha, mostrou-se satisfeito pelo número de atendimentos alcançados neste ano.
“Vamos continuar buscando meios para que menos pessoas fiquem à mercê das ruas e dos perigos que nelas são encontrados. Acolher as pessoas e poder dar oportunidade de melhorar a sua vida é um gesto de solidariedade que sido prioridade na atual gestão. Vamos em frente, pois ainda temos muito a fazer”, finalizou o secretário.

Para quaisquer informações Disk Pop (82) 8118-7762.

Governo Federal destaca trabalho de Arapiraca no Juventude Viva

Na manhã desta terça-feira (19), a Prefeitura de Arapiraca recebeu no Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro Santa Edwiges, a visita técnica da coordenadora nacional do Programa Juventude Viva, do Governo Federal.
Com a proposta de realizar o acompanhamento das ações desenvolvidas pelo município arapiraquense, a coordenadora Clarinanda Barreira esteve atenta aos indicativos apresentados pelas secretarias envolvidas no projeto desde a sua fundação.
Segundo ela, embora o programa seja consideravelmente novo, o intuito é acompanhar as ações desenvolvidas pelo Estado e municípios prioritários que obtiveram altos índices de violência letal contra jovens.
Ela aponta ainda que Arapiraca tem apresentado um empenho surpreendente em fazer o enfrentamento da violência diante de jovens do município, através de ações como o Pronatec, Projovem Urbano, Esporte, Pontos de Cultura, Mais Cultura na Escola, entre outros.
O Juventude Viva engloba as secretarias municipais de Assistência Social e Juventude (Semas), Educação (SME), Saúde (SMS), Esporte e Lazer (Smel), Políticas para Mulheres (SMPM), Cultura e Turismo (Sectur) e Governo.
“Pudemos observar o quanto Arapiraca tem se empenhado no enfrentamento a violência, e olhar para o jovem, principalmente os jovens negros que se encontram em situação de vulnerabilidade e poder tirá-los dessa situação”, disse Clarinanda Barreira.
A prefeita Célia Rocha (PTB) garantiu que garra e motivação são predicados que não faltam para as equipes da Prefeitura de Arapiraca, que tem levado esse compromisso a sério durante essa gestão.
“Apesar das dificuldades enfrentadas, a ideia e a vontade de cuidar das pessoas tem sido maior. Vamos continuar nessa luta e cada vez mais fazer com que menos jovens passem por apuros na nossa cidade. Agradeço os esforços, sem tamanho, do Governo Federal”, destacou a prefeita.

Campanha contra o trabalho infantil é lançada em jogo do ASA

“Se você compra, eles não vão para escola”. Com esse slogan, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social lançou a campanha Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil.
A primeira ação aconteceu no domingo, 17, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, durante a partida entre ASA e Treze-PB, pelo Campeonato Brasileiro da série C.
Na ocasião, técnicos da secretaria, em parceria com o grupo IEC, divulgaram a campanha para os torcedores que estavam entrando no estádio para assistir ao jogo.
As atividades de divulgação também ocorreram dentro do estádio. Além de faixas espalhadas pelo alambrado, os jogadores do ASA entraram com camisas da campanha no jogo.
O trabalho foi idealizado pela prefeita Célia Rocha (PTB), que destacou a importância de combater o trabalho infantil no município. Ela explicou que as ações continuarão em outros locais.
“Não podemos mais permitir que crianças e adolescentes troquem o estudo pelo trabalho. Os pais precisam se conscientizar disso e as pessoas deixarem de comprar a eles. Queremos todos os pequenos arapiraquenses em salas de aula e não nas ruas. A campanha está só começando. Vamos lutar para tirar as crianças do trabalho”, disse a prefeita.

GOVERNO FEDERAL ACOMPANHARÁ AÇÕES DO JUVENTUDE VIVA EM ARAPIRACA

No dia 19 de agosto, a coordenadora do monitoramento do plano Juventude Viva, do Governo Federal, Clarananda Barreira, estará em Arapiraca para realizar uma visita de acompanhamento das ações na primeira fase do plano.

Para isso, uma reunião ocorrerá no Centro Administrativo e contará com a participação de técnicos da prefeitura e de gestores do plano na cidade. Na ocasião, o município apresentará uma planilha com todas as atividades realizadas.

Desde o ano passado, o município foi contemplado com o Juventude Viva. Na época, a prefeita Célia Rocha (PTB) destacou a importância de reduzir a violência contra jovens negros em Alagoas.

“Temos aqui no município uma rede de proteção social que funciona, mas ela precisa ser fortalecida com a união de todos”, falou Célia Rocha.

O Plano

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino.

Em resposta a esse desafio, o Governo Federal lançou a primeira fase do Plano Juventude Viva, com ações voltadas para o estado de Alagoas. Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Plano Juventude Viva é fruto de uma intensa articulação interministerial para enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vítimas de homicídio no Brasil.

Durante esta primeira fase do Plano, o Governo Federal fomentará ações voltadas à juventude nas áreas do trabalho, educação, saúde, acesso à justiça, cultura e esporte, em parceria com o Estado de Alagoas e Municípios, nas cidades de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e Marechal Deodoro. Desse modo, o Plano Juventude Viva oferecerá um pacote de políticas sociais para o enfrentamento à violência, que se somará ao Plano Brasil Mais Seguro, em fase de implementação pelo Ministério da Justiça em Alagoas.