quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Comemoração de Natal da Assistência Social é destaque na agenda de final de ano da Prefeitura de Arapiraca


          Nesta reta final de 2013 a Secretaria de Assistência Social se tornou destaque no calendário natalino da Prefeitura Municipal. Os festejos aconteceram nas unidades dos CRAS e na Casa das Meninas e contou com a presença ilustre do Papai Noel Gigante acompanhado por seus duendes assistentes. 
  Papai Noel entregou dezenas de presentes para crianças e os duendes promoveram brincadeiras e animaram a festa.
           O secretario Daniel Rocha participou dos eventos e parabenizou a equipe pela festa. Disse ainda:" fico muito feliz por participar desse evento e poder ver nos olhos das crianças o verdadeiro significado do Natal.".


          Vejam as fotos dos eventos:

CRAS

















CASA DAS MENINAS








Aconteceu também comemorações no Centro Pop 
(Centro de Referência especializado para População em Situação de Rua)






quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PRONATEC E CENTRO POP UNIDOS PELA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

"Solidariedade, compromisso com o próximo e qualificação" esse é o discurso da coordenadora do PRONATEC Fabiana Santos nesta reta final do ano de 2013. 


          Neste mês de dezembro, a coordenação do PRONATEC e do CENTRO POP, ambos da Secretaria de Assistência Social, fecharam uma parceria que visa a interação e colaboração dos alunos do PRONATEC com a população em situação de rua.

          A primeira atividade foi realizada nesta quarta-feira(18) pelo grupo de alunos do Curso de Formação de Cabeleireiro que, acolhidos pela competente equipe do CENTRO POP, cortaram os cabelos e fizeram a barba de dezenas de populares atendidos naquele centro. 

          Os alunos participantes iniciaram o curso em agosto no IFAL. Agora, já na reta final aproveitam a oportunidade para colocar em prática todo aprendizado adquirido durante o curso. 

      Segundo Fabiana Santos, coordenadora do PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA, a interação dos programas da Secretaria de Assistência Social é uma idéia do Secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, que sabiamente vislumbrou a oportunidade de ajudar a população em situação de rua e ao mesmo tempo contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais formados pelo PRONATEC. 

       Telma Freire, coordenadora do Centro Pop, agradeceu a parceria e parabenizou sua equipe pelo trabalho realizado.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - CENTRO POP fica localizado na Rua Professor Domingos Correia, 1249 - Ouro Preto - Arapiraca e funciona de segunda a sexta de 8h as 17h.

BANDA DO SCFV "DA SHOW" NO CENTRO ADMINISTRATIVO

       Apresentou-se na manhã desta quinta-feira, nas dependências do Centro Administrativo Municipal a Banda de Música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social.


     
       A apresentação faz parte das comemorações natalinas que acontecem diariamente no Centro Administrativo e são organizadas pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

   O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é a fusão de dois serviços antes conhecidos como PETI, que atendia a crianças, motivando a convivência harmoniosa e coibindo o trabalho infantil, e o PROJOVEM que atendia aos jovens de ambos os sexos e que promovia interações como peças teatrais e orientações de convívio e de companheirismo. Ambos os programas são da Secretaria de Assistência Social hoje gerida pelo Secretário Daniel Rocha.

           A banda do Serviço de Convivência é composta por trinta alunos e é regida pelo orientador Thiago.



     Prestigiaram o evento a Prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, a Secretária de Administração e Recursos Humanos, Lúcia de Fátima, a coordenadora do SCFV Gisella de Oliveira Santos, a coordenadora do antigo PETI, Maria José Gomes Carneiro, e do antigo PROJOVEM, Elânia Magaly, a coordenadora do CRAS, Márcia Cristiane, além de dezenas de funcionários e populares que por ali passavam.



“É lindo o trabalho realizado pelo Serviço de Convivência, evitamos que as crianças fiquem nas ruas sem nada pra fazer, damos ocupação pra elas, ensinamos os jovens a conviver em harmonia e ainda coibimos o trabalho infantil. Só tenho que parabenizar a todos os profissionais que fazem a Assistência Social e em especial ao Secretário Daniel Rocha que conduz tão bem aquela secretaria.” disse a prefeita.

         Ao final de todas as apresentações a Banda, a pedido, se reapresentou com a execução de mais duas músicas natalinas.

“Foi perfeito, nossas crianças foram surpreendidas com a presença da Prefeita. Ficou fácil de perceber o brilho nos olhos dos alunos quando a viram.” afirmou Thiago, orientador e maestro da Banda.  






Inscrições do PSS superam expectativa



          O número de pessoas interessadas em participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) está superando a expectativa dos organizadores do certame, que é destinado a selecionar candidatos para contratação temporária no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas Municipal e na Central do Cadastro Único – CadÚnico na Prefeitura de Arapiraca.

                  É intensa a movimentação no hall de entrada do Centro Administrativo Municipal, onde foi montada uma mesa de recepção aos candidatos.
Oito servidores públicos estão recebendo as pessoas e orientando os interessados em participar do PSS e atuar na execução das ações estabelecidas nos Abrigos Institucionais, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas Municipal e na Central do Cadastro Único.
De acordo com o edital, o processo seletivo vai contratar temporariamente assistente social, jornalista, psicólogo, educador-orientador, supervisor, digitador, entre outras funções.
O salário médio mensal é de R$ 1.300,00. As inscrições seguem até as 17 horas desta quarta-feira (18).



Fonte: www.arapiraca.al.gov.br

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MAIS DE 3.500 JOVENS SÃO FORMADOS PELO PRONATEC - BRASIL SEM MISÉRIA

          Na tarde desta sexta-feira (6), a prefeita Célia Rocha (PTB) e o Secretário de Assistência Social, Daniel Rocha e de Industria e Comércio, Myrka Lúcio participaram da Cerimônia de Formatura de 3.500 jovens que concluíram o ensino no Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec - Brasil sem Miséria).
 
       A solenidade aconteceu no Ginásio Poliesportivo João Paulo II, onde estiveram presentes, o presidente Congresso Nacional,  Senador Renan Calheiros (PMDB), o Senador Fernando Collor de Mello (PTB) e o presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Wilton Malta;  e ainda, o Presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, o Vice-governador José Thomaz Nonô (DEM), a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Telma Ribeiro, o Prefeito de Girau do Ponciano, Fabinho Aurélio (PSD), as Prefeitas de Campo Alegre, Pauline Pereira, e de Major Izidoro, Santana Mariano, além do Ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) e secretários municipais e convidados.

         Representando a Presidente Dilma Rousseff, o Presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, disse que em todo o Brasil estão inscritos mais de cinco milhões de jovens no programa, em mais de três mil municípios.

          "Quero parabenizar a prefeita Célia e equipe, bem como os alunos pela vontade de obter a qualificação e a conquista de novos espaços", frisou Hereda.

          Os formandos foram representados pelo aluno Natanael Quirino dos Santos que agradeceu o incentivo dos pais e professores. "Sei que estamos preparados para enfrentarmos os desafios no mercado de trabalho", afirmou.


          "Quero parabenizar aos 1.900 jovens de Arapiraca e aos demais formandos dos municípios vizinhos e aproveitar para enaltecer os Programas Sociais do Governo Federal, que só em nosso município, a exemplo do Bolsa Família, atende 24 mil famílias em situação de vulnerabilidade  social. A verdade é que todos os programas se interligam e criam condições para a promoção de vida das famílias que estão inseridas no Cadastro Único da Assistência Social, oportunizando também ensino profissionalizante para milhares de jovens carentes", acrescentou Daniel Rocha.

          O senador Collor de Mello parabenizou os formandos e a gestão da Prefeita Célia Rocha, lembrando do legado deixado pelo prefeito Luciano Barbosa. "Aqui, as coisas acontecem e servem de exemplo para todo o Brasil", declarou.


          Já o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, também fez questão de parabenizar a todos os formandos, reforçando que o governo federal tem priorizado a educação profissionalizante, como forma de desenvolver ainda mais o Brasil.




PRONATEC

       O Pronatec - Brasil sem Miséria é oriundo de uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social com o Ministério da Educação onde o BSM coordena a oferta de vagas para a qualificação profissional no âmbito do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. 


           Em Arapiraca o Pronatec - Brasil sem Miséria fica a cargo da Secretaria de Assistência Social em Parceria com a SEMICS e com o SENAC.

             O Programa hoje é coordenado por Fabiana Santos e está localizado na Rua São Francisco - 1234, no primeiro andar. Tel: 3521 - 2090

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Célia e Daniel entregam 999 casas para Beneficiários do Minha Casa Minha Vida

Realizando um sonho de mais de 20 anos.
          
          Foi assim que se sentiu a dona de casa Isabel Bispo dos Santos Farias 55 anos, quando recebeu as chaves de sua nova casa das mãos da prefeita Célia Rocha (PTB), do secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.
          A solenidade aconteceu no Residencial Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Sementeira, e reuniu dezenas de autoridades  e 999 famílias beneficiadas com as moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

          Estiveram presentes ainda o Senador Renan Calheiros (PMDB), atual presidente do Congresso Nacional, o Senador Fernando Collor de Mello (PTB), o vice-governador José Thomaz Nonô, oSecretário Municipal de Assistência Social Daniel Rocha, além dos vereadores Tarcízio Freire(PSD) e Josias Albuquerque, diretores da Construtora Engenharq e da Caixa Econômica Federal, autoridades e convidados.


           “A prefeita Célia tem feito em excelente trabalho, dando continuidade ao que foi feito pelo ex-prefeito Luciano. Estamos juntos para ajudar a combater o déficit de moradias que ainda é grande em nosso estado”, afirmou Collor.



          Por sua vez, o senador Renan Calheiros reforçou a fala de Collor, lembrando da atenção do governo da presidenta Dilma com Arapiraca e Alagoas.
        
           Emocionada, a prefeita Célia agradeceu a presença das autoridades e em sua fala enviou um grande abraço à Presidente Dilma e agradeceu pela ajuda que tem dado ao município de Arapiraca com o programa Minha Casa Minha Vida.
           Célia aproveitou o momento para garantir às famílias a implantação de uma creche e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e uma linha de ônibus para atende as pessoas que vivem no novo conjunto residencial de Arapiraca.

       
           Construídas com recursos federais e empenho da Prefeitura de Arapiraca, as novas moradiaspossuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e aquecedor solar.