sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PRONATEC INTENSIFICA TRABALHOS E VISITA MORADORES DO PLANALTO

         Todos os dias Profissionais do Pronatec da Secretaria de Assistência Social visitam moradores nos bairros de Arapiraca.

         
Uma equipe de 14 profissionais do PRONATEC da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), está realizando pesquisas em diversos bairros do nosso município. Hoje(28), os entrevistados foram os moradores do Bairro Planalto.

          Na pesquisa, a equipe do PRONATEC da Secretaria de Assistência Social, aborda temas como mobilidade urbana, acessibilidade para os deficientes, qualidade de vida, saúde e ainda questionam aos moradores a respeito de cursos que eles acham que seriam importantes para aquela comunidade.

          O objetivo é criar um diagnóstico social para identificar as necessidades de cursos e a possibilidade de locomoção dos deficiente para o local de realização do mesmo.

         Os pesquisadores contam com o apoio das equipes dos CRAS do nosso município que ajudam no levantamento do perfil das família e apoiam a equipe com água e orientações sobre as comunidades.
 
            Em conversa com a coordenadora do PRONATEC Fabiana Santos e o Secretário de Assistência Social Daniel Rocha, percebemos a importância do trabalho, e mais ainda, a necessidade que a população de Arapiraca tem de uma pesquisa deste porte.

          Segundo Fabiana Santos, “o público-alvo são as famílias que beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e principalmente as que possuem membros portadores de deficiência. Nossas duplas de colaboradores visitam as casas em busca de informações que nos indiquem “um norte” para seguirmos no que se refere a disponibilização de cursos para os nossos Portadores de Deficiência.”

          “Admiro muito os nossos profissionais que mesmo em sol forte avançam na busca dos dados sempre pensando na melhoria da qualidade de vida da população e principalmente dos portadores de deficiência.” afirma Daniel Rocha.

          O Planalto é o primeiro bairro a ser pesquisado. A meta é atingir a todas as comunidades de cobertura dos CRAS e atender a todo o município até abril de 2014 com a aplicação de de mais de 4000 (quatro mil) entrevistados.

Final dos Jogos internos do SCFV.

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira(28), no Ginásio João Paulo II a final dos Jogos Internos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

          Dezenas de Jovens participaram das competições e interagiram com jovens de outras comunidades também participantes.

         O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social atende às crianças e aos jovens com atividades diversas, amplia trocas culturais e de vivências, desenvolve o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

          O serviço atende a crianças até 6 anos, adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e os idosos.

          Em Arapiraca a Central do SCFV Rua União dos Palmares 43 – Baixão e está aberta de segunda a Sexta das 8h às 17h.

 
Fotos do Evento:






 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Minha casa Minha Vida - Assinatura de Contrato do Residencial Nossa Senhora Aparecida


       
     Semas e Caixa econômica convocam os benefíciários sorteados para o Residencial Nossa Senhora Aparecida para a assinatura dos contratos.

       A assinatura acontecerá no Ginásio da Escola de Tempo Integral Benildo Medeiros no bairro Primavera, a partir das 8h e será por ordem alfabética de nome nas seguintes datas:

Primeira letra do nome:

De “A” até “G” - Dia 27/11/13
De “H” até “M” - Dia 28/11/13
De “N” até “Z” - Dia 29/11/13

    
      O beneficiários deverão comparecer nos dias respectivos munidos dos seguintes documento: RG, CPF, Cartão do Bolsa Família. Os casados deverão ir acompanhados pelo parceiro, também munidos dos seus documentos pessoais.

Prefeitura publicado edital convocatório para eleição do Conselho da Juventude


  A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenação Municipal da Juventude, publicou o edital de convocação para entidades da Sociedade Civil para o Conselho Municipal da Juventude.
 
   As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Assistência Social, das 8h às 14h, até o dia 20 de Dezembro de 2013.

            A eleição acontecerá no dia 13 de janeiro de 2014, das 14h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Arapiraca.
             Segundo o Coordenador da Juventude no Município de Arapiraca, Rafael Amorim, a posse dos conselheiros do Governo e Sociedade Civil Organizada acontecerá no dia 22 de janeiro de 2013 em local ainda a ser definido.

             As vagar estão distribuídas da seguinte forma:
02 (duas) vagas para movimentos estudantis organizados (ensino médio),
02 (duas) vagas para os movimentos estudantis organizados de nível superior de ensino,
02 (duas) vagas para movimentos da igualdade racial,
01 (uma) vaga para movimentos GLBTs,
01 (uma) vaga para representantes de partidos politicos,
02 (duas) vagas para entidades filantropicas que trabalham com politicas de juventude.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Célia inaugura centro de atendimento a moradores em situação de rua




 
          Como parte da programação alusiva aos 89 anos de emancipação política de Arapiraca, na tarde desta terça-feira (29), a prefeita Célia Rocha (PTB), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) e o secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, entregaram à população o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro POP.
          O espaço está localizado na Rua Professor Domingos Correia, nas proximidades da universidade Unopar, e recebeu o nome da assistente social e pedagoga Shirley Canuto Alves, que dedicou sua vida ao atendimento a pessoas carentes.
          A solenidade também contou com a presença da coordenadora do Centro POP Telma Freire; vereador Fábio Rogério (PR); monsenhor Aldo Brandão; padre redentorista Eugênio Alexandre, secretários municipais e convidados.
          Na abertura da cerimônia de inauguração, o secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, exibiu um áudio com a entrevista de uma emissora de rádio local com o ex-serralheiro e morador de rua Márcio, que deixou a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para viver em outras cidades.
          Depois de ouvir o áudio, o monsenhor Aldo Brandão destacou a importância do Centro POP para atender as pessoas mais necessitadas.
Social
          “A prefeita Célia e equipe estão de parabéns, pela continuidade de um trabalho iniciado há vários anos pela Igreja, uma vez que o essencial é dar oportunidade às pessoas”, disse o monsenhor.
Em seguida, o religioso abençoou as instalações do prédio, que será destinado como referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS. 
           A unidade será um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.
           Em parceria com o governo federal, o Centro POP ofertará também o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme avaliação e planejamento do órgão gestor local, ampliando o desempenho da oferta do serviço especializado para pessoas com vulnerabilidade social.
           Na sequência da programação, alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) cantaram o hino de Arapiraca, sendo acompanhadas pelas autoridades e convidados.
 
          A jovem Amanda Ponciano cantou a música Céu Azul, da banda Charle Brow Jr.
 
          Por sua vez, a coordenadora do Centro POP, Telma Freire, agradeceu o apoio da prefeita Célia e equipe do secretário Daniel Rocha.
 
          Ela apresentou o grupo de trabalho, formado por assistentes sociais, psicólogas, orientadora social, terapeuta ocupacional, técnica de enfermagem, auxiliares e monitor.
 
         “É muito importante esse apoio, para que possamos ajudar as pessoas que vivem a exclusão e dar oportunidades de reinserção na vida em sociedade”, declarou.
 
          Ainda durante o evento, familiares da homenageada, a assistente social Shirley Canuto- falecida em 2007- participaram de homenagens com a prefeita Célia Rocha e secretário Daniel Rocha, que aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da gestão municipal em cuidar das pessoas.
 
 
          A prefeita Célia Rocha, a aniversariante do dia, recebeu novas homenagens e enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Assistência Social.
 
          “Desde a época de vereador que Daniel passou a enxergar com outros olhos essas questões sociais, defendendo as causas dos portadores de deficiência, dependentes químicos e dos menos favorecidos. É muito gratificante para uma gestora contar com uma equipe preocupada com essas questões sociais”, completou a prefeita.
 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

IESC recebe profissionais da Semas para Congresso Científico.

            Aconteceu na manhã do dia 08 de novembro das 8 às 12h o II Congresso Científico do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.
 
 
           Estiveram presentes profissionais e estudantes do Serviço Social de toda a região do agreste que tiveram a oportunidade de assistir as seguintes palestras;
 
"A História da Assistência Social no Município de Arapiraca", ministrada pela Assistente Social Rainilda Batista Sales, que  pontuou sobre a Assistência Social no Brasil e  finalizou  falando um pouco sobre a organização dos serviços através das Proteções Sociais Básica e Especial na Secretaria Municipal de Assistência Social do nosso Município em 2013.
 
"A Vigilância Socioassistencial como Instrumento de Consolidação do SUAS", ministrada pela Assistente Social Ana Lécia Silva Santos, coordenadora da Vigilância Socioassistencial do município de Arapiraca, apresentando números e indicadores dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social.
 
 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Prefeita anuncia implantação do programa Estação Juventude




A prefeita Célia Rocha (PTB) tem trabalhado para fortalecer políticas públicas voltadas para os jovens. Na semana passada, o município recebeu a informação de que receberá um novo programa – a “Estação Juventude”.

O programa tem como objetivo facilitar o acesso da juventude às políticas, programas e ações integradas no território que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem a sua inclusão e participação social, através da cultura de paz e enfrentamento ao racismo. 

O “Estação Juventude Arapiraca” funcionará no Ginásio João Paulo II, sob a coordenação do secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, e através do departamento de Políticas para a Juventude.

A inauguração deve ocorrer no mês de dezembro. Funcionará também no Estação Juventude, o Conselho Municipal de Juventude, o Comitê Gestor do “Juventude Viva” e a coordenação de “Políticas para a Juventude”.

As atividades voltadas para a juventude vão desde o “Hip-Hop” até cursos de informática, música, dança e práticas esportivas. O espaço contará com dez computadores com acesso à internet.

Segundo a prefeita Célia Rocha, o programa incentivará o trabalho em equipe, as iniciativas juvenis e fortalecerá o protagonismo do jovem arapiraquense.

“Com o Estação Juventude poderemos criar ações voltadas a participação do jovem, valorizando assim sua identidade e fortalecendo o enfrentamento à violência, que tanto nos preocupa no município”, disse a prefeita.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br

Prefeitura entrega mais 139 novas moradias à população

Poder aconchegar e acalentar a família em um lugar seguro e próprio. Este é o objetivo de vida de muitos cidadãos em todo o mundo.
Pensado no bem-estar e comodidade da população, a Prefeitura de Arapiraca realizou na manhã desta quinta-feira (7), no Ginásio da Escola de Tempo Integral Benildo Barbosa de Medeiros, a entrega de 139 casas do Conjunto Residencial Nossa Senhora Aparecida, localizado no povoado Sementeira.
O projeto habitacional do residencial atende aos critérios estabelecidos pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. As moradias foram construídas em uma área com 70 hectares. Cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.
Os coordenadores informaram que as famílias que não compareceram as entregas de hoje serão automaticamente substituídas por outras, visto que ainda existem na fila de cadastro que necessitam da posse das casas, para que com isso possam sair do aluguel e ter onde morar.
O orientado aos portadores das casas é que caso seja observado alguma irregularidade tanto por conta da estrutura das casas, quanto com pessoas que foram sorteadas, e em seguida repassaram para terceiros, denunciando-as em seguidas para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude.