sexta-feira, 30 de agosto de 2013

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prefeitura e Caixa realizam sorteio de 500 casas




    
     Conquistar a casa própria é o sonho da grande maioria das famílias. Esse sonho será realizado para 999 famílias que vão adquirir o imóvel através do Programa Minha casa minha vida em parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

     A Caixa Econômica Federal vai realizar o sorteio da localização dos blocos e lotes das primeiras quinhentas unidades habitacionais do conjunto residencial Nossa Senhora Aparecida localizado no povoado Sementeira. 

     O sorteio acontece na próxima quinta-feira (22) no ginásio da Escola de Tempo Integral Benildo Ribeiro, no bairro primavera, a partir das 8h. O restante dos lotes será sorteados no dia 29 deste mês.

     De acordo com a coordenadora do setor de projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Arapiraca, Gerlande Fausto, em novembro do ano passado foi realizado o cadastro das famílias que atendiam aos critérios nacionais e municipais para a inclusão no Programa Minha Casa, Minha Vida. 

     “O critério para ser beneficiário deste programa é bastante rigoroso, inclui renda familiar, número de filhos, a mulher como chefe de família dentre outros pré-requisitos”, afirmou a coordenadora.

     Gerlande Fausto disse ainda que a Secretária Municipal de Assistência Social faz a triagem das famílias e encaminha os dados para a Caixa Econômica Federal que analisa quais as famílias que vão adquirir a casa própria. 

     “Há nove mil famílias cadastradas no programa, mas a prefeita Célia Rocha já anunciou que outros dois conjuntos habitacionais estão em construção, localizados no povoado Bom Nome e no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas. Esses dois novos empreendimentos habitacionais serão entregues pela Prefeitura de Arapiraca no primeiro semestre do próximo ano”, disse.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Prefeitura realiza capacitação em Assistência Social

         
           Entre os dias 19 de agosto e 9 de setembro, a Prefeitura de Arapiraca realizará um projeto de intervenção social intitulado “A arte de cuidar: Apoio e orientação aos idosos e cuidadores”, objetivando a viabilização de qualidade de vida para o público da terceira idade.

          Serão realizadas ações e palestras com informações e recursos inerentes ao idoso, tendo como público-alvo os integrantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Arapiraca (AAPIAR), Casa dos Velhinhos, Fundação Antônio Jorge, e com funcionários do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

          O evento acontecerá sequencialmente no auditório do Memorial da Mulher Deputada Ceci Cunha, sempre no período vespertino.



Capacitação




          No próximo dia 20 de agosto, terça-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estará dando continuidade a II Capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde, com o tema focado “Violência Sexual de Crianças e Adolescentes: Como identificar e agir?”.

           As palestras serão realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Manoel Teles, e contará com o apoio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).


Fonte: www.arapiraca.al.gov.br

Município vai fortalecer rede de proteção social

        Fortalecer a rede de proteção social  é uma das metas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Este foi o principal tema discutido numa reunião realizada entre a prefeita Célia Rocha (PTB), o CMDCA, as secretárias municipais de governo , Cícera Pinheiro, de planejamento  Edina Pereira , a sub-secretária de asssistência social, Anadja Almeida,     técnicos e  representantes de entidades ligadas à criança e ao adolescente.

         De acordo com Rosana Queiroz, presidente do CMDCA,   uma das primeiras ações para o fortalecimento da rede de proteção é discutir o papel do conselho  na sociedade . “ Já realizamos oficinas de capacitação com técnicos de várias secretárias e com entidades que trabalham prestando assistência à criança e ao adolescente”, afirmou  Queiroz.

           Entre as metas do CMDCA , também está a estruturação e organização de uma  delegacia de proteção à criança e ao adolescente e  a criação de uma casa para tratamento de dependentes químicos.  De acordo com os conselheiros,  em Arapiraca existem cinco comunidades terapêuticas que recebem dependentes químicos maiores de 18 anos , mas não há um  local de tratamento  para menores  do sexo masculino e feminino.

          A prefeita Célia Rocha determinou que fossem tomadas as medidas necessárias para atender as demandas do CMDCA . “  Já existe um projeto em andamento de criação de uma comunidade terapêutica para adolescentes  que tem todo o apoio do município. Também vamos averiguar junto a Secretaria de Defesa Social a possibilidade de implantação da delegacia,” finalizou a prefeita. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Equipe Semas promove reunião para discutir o reordenamento do SCFV.

          Aconteceu na segunda-feira, 12 de agosto, a primeira reunião geral com os colaboradores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no município de Arapiraca - AL. O encontro aconteceu nas dependências da Escola de Governo Municipal no período da tarde. 


          A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gisella de Oliveira Santos orientações a equipe sobre os procedimentos para o Reordenamento dos Serviços de Convivência.

     Estavam presentes orientadores, oficineiros, pedagogas, assistentes sociais e psicólogas. 



         Essa nova etapa terá como objetivo atingir as metas propostas pelo Ministério de Desenvolvimento Social-MDS, melhorando a qualidade do atendimento à população.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em conferência, Daniel expõe propostas para a Assistência Social


     
     Com a presença de várias autoridades, secretários municipais de Arapiraca, psicólogos, técnicos e coordenadores e assistentes sociais, foi realizada a VII Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira (6), visando a discussão e a proposição de mais políticas públicas para o setor.

     “Queremos atentar durante estes debates que a proteção social virou pauta referência na gestão da prefeita Célia Rocha [PTB], no sentido de humanizar cada vez mais essas relações do poder com o povo”, relata o secretário Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Daniel Rocha.

     Segundo ele, um dos meios eficazes para planejar ações sociais é o contato diário com a população arapiraquense, por meio de projetos e programas como o Pronatec, o Cadastro Único (CadÚnico), o Bolsa Família, o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e atendimentos nos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Casa de Passagem, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI) e Restaurante Popular.

     O secretário Daniel Rocha colocou que esta conferência serve também para uma maior ligação com o Conselho Municipal de Assistência Social, parabenizando o presidente Cícero Galdino.

     
    “Este evento é de fundamental importância na definição das políticas públicas e, sobretudo, para um diálogo constante com estudantes da área acadêmica, a fim de que eles possam nos ajudar também com trabalhos voltados para os problemas de Arapiraca”, comenta.

       De acordo com o secretário, o município é pioneiro no trabalho em 30h para técnicos em Assistência Social e mostra respeito e compromisso com estes profissionais e, para tanto, haverá concurso público da prefeitura para o setor, tendo o edital divulgado até o final de agosto. 

      Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), a secretária Municipal de Governo, Cícera Pinheiro, inferiu que "o encontro serviu para incrementar ações de desenvolvimento para cada cidadão e cidadã da nossa Arapiraca".




     Em seguida, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tocaram clássicos de Dominguinhos e Luiz Gonzaga na flauta doce. Aconteceu também a apresentação teatral de estudantes do Projovem Adolescente com o número “Comunidade X”, sob coordenação do diretor Paulo Cândido.

     Por sua vez, a palestrante Maria Lúcia Santos Moreira, assistente social e membro do Conselho Estadual de Assistência Social, fez explanação sobre o direito que todos os que necessitam tem de um plano municipal voltado para eles.

     “O Conselho Municipal é vinculado à Secretaria de Assistência Social e é dever dos dois uma gestão fiscal responsável, qualidade na aplicação de recursos, transparência e democratização da gestão pública. Para isso, é necessário planejamento, intenção de gastos junto ao orçamento e controle de execução de serviços, programas, projetos e benefícios”, pontua a especialista.

     Ela explicou que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um modelo de proteção social, descentralizado, participativo e compartilhado pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. 



     Nos três grupos de discussão delimitados, foram debatidos justamente a gestão e o financiamento do SUAS, bem como a Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Também foram discutidos “O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social”; a “Gestão de Trabalho”; a “Regionalização”; a “Gestão dos Benefícios”; e a “Gestão dos Serviços, Programas e Projetos”.

     “O que traçamos aqui hoje irá para a Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorre na capital entre os dias 16 a 18 de outubro. Nós queremos um olhar maior para a Assistência e isto a prefeita Célia Rocha já nos garantiu ao afirmar que vai buscar recursos federais para a implantação de nossos projetos. Nosso desejo é que 5% do dinheiro do município seja voltado para esta parcela arapiraquense que mais precisa”, conclui Daniel Rocha. 

     Foi transmitido ainda um registro audiovisual mostrando as ações do 1º semestre da gestão da Semas e distribuído o segundo informativo da pasta deste ano.

O Video você encontra em www.youtube.com/watch?v=iWZ5Rh1x7R4



Equipe do Projovem passa por treinamento motivacional

A equipe do Projovem adolescente passou, na manhã da terça-feira dia 31 de julho, por um treinamento motivacional realizado na Escola Municipal de Governo. 

          As ações foram comandadas pelo Professor Matias Irmão, grande autoridade no que se refere a treinamentos motivacionais e processos de planejamento.

          Matias provocou, instigou e até arrancou gargalhadas dos presentes com seu jeito de ensinar brincando. 






      Junto à equipe realizou várias brincadeiras com objetivo de motivar e de trazer para todos os participantes o espírito de grupo e de pertencimento.



          Presente ao treinamento, além de todos os colaboradores do Projovem, estava nossa subsecretária Anadja Gomes que aproveitou a oportunidade para deixar algumas palavras de incentivo e de esperança na melhoria do atendimento à população de Arapiraca. 



          "Nosso secretário Daniel Rocha e eu estamos muito esperançosos. Vamos melhorar nossos atendimentos e para isso precisamos de nossa equipe motivada e pronta para as novidades" disse Anadja. 





DANIEL VIABILIZA MAQUINA DE ESCREVER EM BRAILLE PARA A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


          Parceria realizada por Daniel Rocha com a Secretaria de Cultura disponibilizou uma máquina de escrever em Braille para a Secretaria de Assistência Social.

         
      O equipamento é de propriedade da Casa da Cultura mas está disponibilizado à Semas para a auxiliar na implantação do Braille nos Cras, Casa de Passagem, Abrigos, Projovem, Peti e em outros prédios da Semas. 

         "Antes as placas erram feitas através de uma Reglete (equipamento manual para escrever em braille), agora com a máquina de escrever o trabalho ganhará muito mais velocidade" afirma Daniel Rocha ao entregar o equipamento ao colaborador Lucas Bruno, responsável pela execução do projeto.   





Daniel Rocha parabeniza equipe e junto a Célia Rocha promete viabilizar mais recursos para os serviços sociais em Arapiraca

          Equipe da Semas se reuniu, no dia 30 de julho, nas dependências da Escola de Governo Municipal para alinhar procedimentos e reordenar os serviços. 

          Na ocasião, para uma platéia de aproximadamente cem colaboradores, o Secretário Daniel Rocha parabenizou a todos pelo belíssimo trabalho realizado na Semas desde o início do ano, destacando os eventos e as ações da equipe como o Seminário de Assistência Social e a busca ativa realizada pelo Bolsa Família em conjunto com o CRAS na comunidade de Mangabeiras, e ainda, discutiu-se os últimos detalhes a respeito da execução da VII Conferência Municipal de Assistência Social prevista para o dia 06/08.


          A Prefeita Célia Rocha, presente ao evento, destacou a importância dos trabalhos sociais em nosso município e prometeu dedicar ainda mais esforços para viabilizar recursos para os trabalhos sociais em Arapiraca.

              Ao final dos debates nossa querida subsecretária Anadja Gomes foi surpreendida por uma linda homenagem da equipe pela passagem do seu aniversário. Muito emocionada Anadja assistiu um vídeo com depoimentos dos seus familiares e ainda com uma linda homenagem feita pela prefeita de Arapiraca Célia Rocha.