quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SEMAS realiza verificação dos documentos dos cadastros da Minha Casa Minha Vida.


          A secretaria de Assistência Social, através do Setor de Projetos Sociais realizou o cadastramento habitacional de 8.542 famílias para os Residenciais Agreste e Nossa Senhora Aparecida referentes ao Programa Minha Casa Minha Vida.

           Neste momento profissionais da SEMAS conferem todos os documentos apresentados pelas famílias cadastradas, realizando uma triagem para verificar se de fato atendem aos atributos referentes ao Programa.



           Concluída a verificação dos milhares de documentos apresentados, a SEMAS ficará aguardando a solicitação da documentação por parte da Caixa Econômica Federal para envio à Maceió.


            Em caso de dúvidas ligue SEMAS: 3529-2936

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Morre nosso querido Professor Humberto

Morreu na manhã desta terça-feira, 29, Humberto Alves leite, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).


          Servidor da Prefeitura Municipal, Humberto trabalhava na secretaria de Assistência Social onde era muito querido e admirado pelos seus colegas de trabalho.

          Ainda abalados pela inesperada noticia, amigos se mobilizam para prestar a devida homenagem no velório que acontecerá na tarde desta terça, na Igreja de Santo Antonio, nas Cacimbas, e no período da noite no OSACRE.





FOLIA DE RUA DE ARAPIRACA 2013

           O sucesso da “Folia de Rua 2013” de Arapiraca foi garantido pela animação da ONG Candeeiro Aceso juntamente com a Secretaria de Assistência Social através do grupo de circo do Projovem  Adolescente e do curso pré-vestibular Superação que abriram o cortejo desta grande festa. Destacando na avenida a importância de reconhecer o carnaval de rua como uma manifestação popular permitindo a convivência social entre as instituiçôes e a comunidade.
 

Veja a matéria completa no Blog do Projovem:   
 
   

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Blocos carnavalescos arrastam multidão








http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=5042

Em defesa da criança e do adolescente, grupos focados no tema se reúnem no Centro Administrativo.

  
          Com a finalidade de traçar as diretrizes para a implantação da Rede de Proteção Social à Criança e Adolescente, aconteceu na tarde desta sexta-feira no Centro Administrativo Municipal uma reunião que contou com a presença dos representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, Projovem Adolescente, Programa de erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Casa de passagem, Centro de Referência Especializado de Assistencia Social (CREAS), Ong. Candeeiro Aceso e Defensória Publica.

Na ocasião Daniel Rocha falou da importância da melhoria da comunicação entre as entidades visto que, a estrutura que trabalha em defesa dos direitos da criança e do adolescente é grande mas precisa de um melhor sincronismo. "Sei que nossos Conselhos estão com problemas estruturais e já estamos trabalhando para melhorar a atual situação".


A subsecretária de Assistencia Social Anadja afirmou que o momento é de reorganizar todo o sistema, mas cobrou urgência.

Veja mais em:

www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=5045





sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sopa de Letrinhas

Para o esclarecimento de todos, o Sopa de Letrinhas está trazendo hoje a sigla  "SUAS"




           O Sistema Único de Assistência Social é um sistema articulador e provedor de ações de proteção social básica e especial junto ao Estado e municípios. O SUAS é constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público; ou prestados por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos.

 

 
Objetivo

           O SUAS objetiva regular a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades da prestação de serviços, benefícios e ações de assistência social, de caráter permanente ou eventual, executado por pessoas jurídicas de direito público, em articulação com iniciativas da sociedade civil. O sistema une o financiamento, o gerenciamento e a execução dos serviços sócio-assistenciais, com o objetivo de garantir a ampliação da qualidade e o acesso da população.

 
Como funciona

           O SUAS integra a Assistência Social à Seguridade Social, juntamente com Saúde e Previdência Social. O sistema promove a descentralização na gestão, no monitoramento e no financiamento dos serviços; e dá mais autonomia aos municípios na aplicação dos recursos federais, organizando-os em três níveis de gestão - Inicial, Básica e Plena - de acordo com a sua capacidade de executar as ações. Os municípios são catalogados de acordo com a população: Pequeno Porte 1 (até 20 mil habitantes) , Pequeno Porte 2 (de 21 mil a 50 mil habitantes), Médio Porte (de 51 mil a 100 mil habitantes); Grande Porte (de 101 mil a 901 mil habitantes) e Metrópoles (acima de 901 mil habitantes).

           O atendimento à população é feito por meio de ações inseridas em duas modalidades:

            Proteção Social Básica e Proteção Social Especia.

Fonte: http://www2.sedsdh.pe.gov.br/web/sedsdh/suas/suas
twitter:    https://twitter.com/semas_arapiraca

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Projovem está de Mudança!


          
           Com o intuito de melhor atender à comunidade jovem da cidade de Arapiraca e de aumentar a capacidade de atendimento do Programa Projovem Adolescente, a Secretaria Municipal de Assistência Social coordenou esta manha, 24 de janeiro, a mudança da sede do Projovem adolescente.

         
          Anteriormente localizado na Rua Possidôneo nunes, 917 no Bairro Capiatã a sede do Projovem foi transferida para o Bairro Baixão na Rua União do Palmares número 43.
  

          Segundo nosso secretário Daniel Rocha a mudança é estratégica e acarretará tanto no aumento da capacidade de atendimento do Projovem  adolescente quanto possibilitará a alocação do Bolsa Família no prédio que está sendo esvaziado.
 


         

          Satisfeita com a mudança, a coordenadora do Projovem Adolescente, Elânia Magaly Lúcio afirmou que " as novas instalações  atendem às necessidades da nossa equipe e graças à sua localização possibilitará que o atendimento fique mais próximo de áreas de maior vulnerabilidade social".


             

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeita visita obra de reforma do Restaurante Popular.


           Na manhã desta quarta-feira 23 de janeiro a equipe de trabalho da reforma do Restaurante Popular de Arapiraca (Jerimum) foi surpreendida com a visita da Prefeita Célia Rocha(PTB).


 

                   
           Célia Rocha estava acompanhada pelos secretários de Assistência Social, Daniel Rocha, de Obras, Moyses Montenegro, de agricultura, Rui Palmeira, de Indústria, comércio e serviços, Myrka Lúcio e ainda da Coordenadora de Comunicação, Mônica Nunes. 
 


           A comitiva foi recebida pelo Coordenador do Restaurante Popular Rosivaldo que muito empolgado com o andamento das reformas apresentou à prefeita e aos secretários tudo o que já foi feito e o que ainda será realizado.  


             O secretário da Assistência Social, responsavel pelo Restaurante Popular, Daniel Rocha, elogiou a velocidade dos trabalhos e disse que: " ... a dedicação de cada membro que compõem esta equipe de manutenção será crucial para o cumprimento do prazo e para que o mais breve possível possamos voltar a atender a população de nossa querida Arapiraca."



           Segundo Rosivaldo “A pintura das paredes e escadas já estão em fase de acabamento e as reformas dos equipamentos andam em rítimo acelerado. Estamos com aprevisão de que as reformas sejam concluídas até o dia 4 de fevereiro” afirma o coordenador.

         

Projovem Adolescente - Inscrições serão abertas


          Convidamos às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família que possuem jovens de 15 a 17 anos para inscrevê-los no Projovem Adolescente – Serviço socioeducativo.



          As inscrições acontecerão do dia 28 ao dia 30 de janeiro e deverão ser efetuadas nos CRAS mas próximos de suas residências.




Documentação Necessária (Cópias)

RG
CPF

Cartão do Bolsa Família

Comprovante de Residências

Certidão de Nascimento

02 fotos

Declaração Escolar


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sopa de Letrinhas

 "Sopa de Letrinhas" traz pra vocês o significado da sigla LOAS.


         
          
          A Lei Orgânica da Assistência Social, de nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, dispõe sobre a organização da assistência social no Brasil.

          É o instrumento legal que regulamenta o que está previsto na Constituição Federal, nos seus Artigos 203 e 204, que definem e garantem o direito à assistência social.

          A LOAS institui benefícios, serviços, programas e projetos destinados a enfrentar a exclusão social dos segmentos mais vulneraveis da população do nosso país.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

1ª Reunião do ano com a equipe técnica dos CRAS

     Com apoio e participação do Secretário de Assistência Social Sr. Daniel Rocha, Subsecretária Anadja Gomes e da Assistente Social Coordenadora da Proteção Social Básica da SEMAS  Sra. Rainilda Sales, aconteceu neste 15/01/2013 no CRAS Eva Pessoa, situado no bairro Santa Edwirges, a 1ª Reunião do ano com a presença de todas as equipes técnicas dos CRAS, objetivando planejar , organizar e implementar as atividades, programas, projetos, serviços e ações continuadas da Assistência Social,  voltados à proteção e atendimento das famílias vivendo em situação de vulnerabilidade social no Município.





Carta de Arapiraca: compromisso com a sociedade

          Uma carta de compromisso com Arapiraca foi assinada, neste final de semana, pelos secretários da atual administração.



Veja a matéria na integra:

http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=5008

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sopa de Letrinhas


Hoje a série "Sopa de Letrinhas" traz pra vocês o significado da sigla CRAS.




         
          CRAS é a sigla para Centro de Referência de Assistência Social, ou seja, uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. OS CRAS estão localizados nas comunidades de Batingas,Canafístula, Olho D'agua dos Cazuzinhas, Itapoã, Mangabeiras, Planalto e Manoel Teles.

          Mais informações acesse o Blog do CRAS ARAPIRACA:           
          Www.crasarapiraca.blogspot.com.br

           Twitter: @semas_arapiraca

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Parabéns Bete.


       Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Arapiraca fizeram uma festa, na manhã desta quinta-feira 17 de janeiro, para comemorar a passagem de mais um ano de vida da nossa querida amiga Bete.


        Participaram da comemoração o secretário Daniel Rocha, a subsecretária Anadja, os colaboradores da secretaria e ainda amigos. 


        Regado a bolo de chocolate e refrigerante a comemoração, repleta de emoção e de palavras de carinho, mostrou o espírito de união que prevalesse em nossa secretaria.



        Parabéns amiga Bete, muitas felicidades!!!

Nosso Twitter: twitter.com/semas_arapiraca

Daniel Rocha se reúne com equipe do CRAS e do CREAS.

          Desafio, motivação, planejamento  e confiança na equipe de trabalho. Essa foi a temática da reunião  entre  o secretário municipal de Assistência Social, Daniel Rocha, e as equipes dos Centros de Referência  de Assistência Social  ( CRAS)  e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

           Os técnicos  que trabalham  nos sete  CRAS  localizados nos bairros Itapoã,  Santa Edwirgens, Batingas , Olho Dagua dos Cazuzinhas, Planalto , Canafístula e Manoel Teles  apresentaram os resultados dos projetos  desenvolvidos no ano passado e as demandas necessárias para  avançar nos índices sociais desse ano.

          Com o  funcionamento dessas  unidades de assistência, a prefeitura de Arapiraca atende cerca de vinte mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os programas desenvolvidos através da secretaria municipal de Assistência  Social em parceria com o governo federal  beneficiam a população carente em serviços como emissão de documentos, cadastro no bolsa família,  encaminhamento das pessoas  que vivenciam  em  situação de violência  para as instituições que compõem a rede de proteção do município entre outros serviços oferecidos pela secretaria de assistência social.
          
          O secretário municipal de Assistência Social finalizou a reunião afirmando que é necessário a ampliação dos CRAS e CREAS nas áreas que ainda estão descobertas por esses programas. O secretário disse ainda que o Jardim das Paineiras esta entre os bairros que necessitam de ampliação das políticas públicas sociais e portanto  deve receber ainda este ano a implantação de uma unidade do CRAS.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=4984